Conteúdo Jurídico

Análises práticas e atualizadas sobre Direito do Trabalho Empresarial, Compliance e Gestão Jurídica — para transformar risco em estratégia.

Jurisprudência do STF sobre Pejotização e Terceirização: Limites, Legalidade e Reconhecimento de Vínculo Empregatício

A decisão do ministro Nunes Marques reforça que, segundo o STF, contratar serviços por pessoa jurídica é permitido e não gera automaticamente vínculo de emprego, salvo se houver prova concreta de fraude. O Supremo firmou entendimento de que a terceirização e a contratação por pessoa jurídica são lícitas, inclusive para atividades-fim, desde que não haja irregularidade comprovada. A tese do STF, definida no Tema 725 e na ADPF 324, estabelece que a terceirização é permitida em qualquer atividade e não cria vínculo de emprego entre contratante e empregados da contratada, sendo a contratante responsável subsidiária em caso de descumprimento de normas trabalhistas. O TST, porém, pode reconhecer vínculo se ficar demonstrada fraude. No caso analisado, não se constatou prática ilegal na pejotização, nem reconhecimento de vínculo de emprego.

O STF delimita que a liberdade contratual é válida, desde que não encubra uma relação de emprego disfarçada por contrato entre pessoas jurídicas.

Nosso Objetivo

Com uma advocacia moderna, técnica e orientada à gestão, transformamos o Direito em uma ferramenta de crescimento sustentável, segurança e eficiência para os negócios.​

Contato

Rua Doutor Alexandre Gutierrez, 990, sala 2102
Curitiba/PR • CEP 80240-130

Contato@ohm.adv.br

Telefone: (41) 3044-3461

Horário de Atendimento

De Segunda-Feira a Sexta-Feira

  • Das 08:30 às 12:00
  • Das 13:30 às 18:00
© 2025 Oliveira, Hoffmann & Marinoski – Advogados Associados. Todos os direitos reservados.