Conteúdo Jurídico

Análises práticas e atualizadas sobre Direito do Trabalho Empresarial, Compliance e Gestão Jurídica — para transformar risco em estratégia.

Receita Federal desafia decisão do STJ e aumenta insegurança jurídica para empresas

Mesmo após o STJ pacificar o Tema 1.182, permitindo que benefícios fiscais de ICMS sejam excluídos da base do IRPJ e da CSLL — desde que registrados em reserva de lucros —, a Receita Federal resolveu remar contra a maré.

Na prática, o órgão não vem aplicando o entendimento judicial e continua autuando empresas que seguem a orientação do STJ. O resultado? Um novo contencioso tributário e, claro, um belo golpe na tão sonhada segurança jurídica.

Segundo o Índice de Segurança Jurídica e Regulatória (Insejur), 89% das grandes empresas consideram o sistema tributário brasileiro instável, e 65% afirmam que a incerteza afasta investimentos.

O julgamento repetitivo, que deveria garantir estabilidade e segurança, acabou colocando o contribuinte diante de um dilema: seguir o entendimento do STJ e correr o risco de ser autuado, ou acatar a posição da Receita e abrir mão do benefício fiscal.

Nosso Objetivo

Com uma advocacia moderna, técnica e orientada à gestão, transformamos o Direito em uma ferramenta de crescimento sustentável, segurança e eficiência para os negócios.​

Contato

Rua Doutor Alexandre Gutierrez, 990, sala 2102
Curitiba/PR • CEP 80240-130

Contato@ohm.adv.br

Telefone: (41) 3044-3461

Horário de Atendimento

De Segunda-Feira a Sexta-Feira

  • Das 08:30 às 12:00
  • Das 13:30 às 18:00
© 2025 Oliveira, Hoffmann & Marinoski – Advogados Associados. Todos os direitos reservados.