Conteúdo Jurídico

Análises práticas e atualizadas sobre Direito do Trabalho Empresarial, Compliance e Gestão Jurídica — para transformar risco em estratégia.

STJ Admite Impenhorabilidade de Imóvel por Família Formada Após Hipoteca

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a formação de uma união estável e o nascimento de filho após a instituição de hipoteca podem garantir a impenhorabilidade do imóvel dado em garantia, desde que comprovado o seu uso como moradia da entidade familiar.

O caso julgado teve origem em embargos de terceiros apresentados pela companheira e pelo filho de um empresário em São Paulo. O imóvel havia sido oferecido como garantia em operações de crédito bancário por uma empresa da qual ele era sócio e avalista, em época anterior ao início da união estável e do nascimento do filho.

No julgamento do recurso especial, o relator destacou que a Lei 8.009/1990 visa proteger o direito fundamental à moradia, abrangendo a entidade familiar independentemente de sua data de formação. Enfatizou que a impenhorabilidade do bem de família não serve para blindar o devedor contra suas dívidas, mas sim para preservar a residência do núcleo familiar, ainda que este tenha se constituído após a hipoteca ou mesmo depois da penhora.

Nosso Objetivo

Com uma advocacia moderna, técnica e orientada à gestão, transformamos o Direito em uma ferramenta de crescimento sustentável, segurança e eficiência para os negócios.​

Contato

Rua Doutor Alexandre Gutierrez, 990, sala 2102
Curitiba/PR • CEP 80240-130

Contato@ohm.adv.br

Telefone: (41) 3044-3461

Horário de Atendimento

De Segunda-Feira a Sexta-Feira

  • Das 08:30 às 12:00
  • Das 13:30 às 18:00
© 2025 Oliveira, Hoffmann & Marinoski – Advogados Associados. Todos os direitos reservados.